A travessia da reflexão e preservação: Nadando no Ródano - (Rhône)

Uma curiosidade sobre o Rio Ródano, é que, em 281 antes de Cristo, Roma travou uma forte batalha contra os Gauleses, durante as guerras púnicas, que envolvia a cidade de Cartago, no período em que tentava invadir a Europa. Dois milênios depois, Durante a primeira e segunda guerra mundial, muitas escaramuças foram travadas ao longo deste rio, envolvendo franceses, ingleses e alemães. 
O que importa, porém, para pessoas como Pierre Passot
 é fortalecer a paz e chamar a atenção para a água.

Pierra Passot - Se prepara para refazer o percurso o rio Ródano, 30 anos
depois da primeira e única travessia deste rio, a nado, feito por ele mesmo.

Em breve, o mundo vai testemunhar um grande feito de Pierre Passot. Um acontecimento que, se por um lado, repete a própria história deste explorador dos oceanos, por outro lado, Pierre repetirá sua saga, atravessando a nado o Rio Ródano (Rhône), que nasce na Suíça e atravessa diversos países da Europa. Um acontecimento que terá, como objetivo principal, chamar a atenção do mundo para a água, tanto que o evento acontecerá no dia 22 de março, bem próximo, justamente no dia em que se comemora O DIA MUNDIAL DA ÁGUA!
Em 1977 Pierre Passot foi o primeiro e único esportista a atravessar o Ródano a nado, era um momento de sua vitalidade e deslumbramento com sua paixão maior; a de vencer desafios, quebrar recordes e desafiar o desconhecido! Realizou grandes feitos em sua carreira desportista e de explorador, viveu aventuras dignas da literatura de Julio Verne e Jorge Orwel. Mas para ele, tudo isso, sempre foi um trabalho, um ofício, a escolha de um caminho que, por mais que mexesse com a subjetividade de seus fãs, sempre foi um exercício de estar no mundo, dando o melhor de si...

O Ródano (Rhône) visto a partir da cidade de Lyon, na frança
Foto: Sonia Mar.

Nascido em 1948, Pierre Fará 70 anos e repetirá o feito que realizou a 30 anos atrás, quando tinha 40 anos de idade. Preparou-se a vida inteira para transformar sua vida em um exercício de compreender e construir um caminho de percepção e preservação ambiental marinho e dos rios. Se aos 40 anos, Pierre foi um "homem do mar", hoje, aos 70 anos, é um homem que luta pela preservação da água no planeta! Sua luta não é fã, seu destino, está ligado àqueles que só são escolhidos pela força de uma verdadeira paixão e, é por isso que, no dia 22 de Março, Pierre Passot fará a TRAVESSIA DA HISTÓRIA.

(Jiddu Saldanha - Blogueiro)

Sonia Mar Passot - Mostra neste vídeo um pouco do rio Ródano (Rhône), 
a partir da cidade de Lyon - França.



Comentários

Postagens mais visitadas